A Corrida dos Ratos

October 25th, 2010

Operários – Tarsila do Amaral

“Se você observar a vida das pessoas de instrução média, você verá uma trajetória semelhante. A criança nasce e vai para a escola. Os pais se orgulham porque o filho se destaca, tira notas boas ou altas e consegue entrar na universidade. O filho se forma, talvez faça uma pós-graduação, e então faz exatamente o que estava determinado: procura um emprego ou segue uma carreira segura e tranquila. Encontra esse emprego, quem sabe de médico ou de advogado, ou entra para as Forças Armadas ou para o serviço público. Geralmente, o filho começa a ganhar dinheiro, chega um monte de cartões de crédito e começam as compras, se é que já não tinham começado.”

“Com dinheiro para torrar, o filho vai aos mesmos lugares aonde vão os jovens, conhece alguém, namora, às vezes, casa. A vida é então maravilhosa porque atualmente marido e mulher trabalham. Dois salários são uma benção. Eles se sentem bem-sucedidos, seu futuro é brilhante, e eles decidem comprar uma casa, um carro, uma televisão, tirar férias e ter filhos. O desejo se concretiza. A necessidade de dinheiro é imensa. O feliz casal concluiu que suas carreiras são da maior importância e começam a trabalhar ainda mais arduamente, tornam-se funcionários melhores. Voltam a estudar para obter especialização e ganhar mais dinheiro. Talvez arrumem mais um emprego. Suas rendas crescem, mas a alíquota do imposto de renda, o IPTU da casa maior, as contribuições para a Previdência (Privada) e outros impostos também crescem. Eles olham para aquele contracheque alto e se perguntam para onde todo esse dinheiro vai. Aplicam em alguns fundos e pagam as contas do supermercado com cartão de crédito. As crianças já têm cinco ou seis anos e é necessário poupar não só para os aumentos das mensalidades escolares, mas também para a velhice.”

“O feliz casal, nascido há 40 anos, está agora preso na armadilha da Corrida dos Ratos pelo resto de seus dias.”

“Eles trabalham para o governo, quando pagam os impostos, e para o banco, quando pagam cartões e hipoteca.”

“Então eles aconselham seus filhos a estudar com afinco, obter boas notas e conseguir um emprego ou carreira seguros. Eles não aprendem nada sobre dinheiro, a não ser com aqueles que se aproveitam de sua ingenuidade e trabalham arduamente a vida inteira. O processo se repete com a geração seguinte. Esta é a Corrida dos Ratos.”

Por Robert T. Kiyosaki. Vi aqui e achei imprescindível reproduzir.

Gostou? Tweete, Curta e aperta o +1!

Leia também:




2 Comentários para “A Corrida dos Ratos”

  1. Rafael Reinehr on October 30, 2010 22:09

    É isso. Sem tirar nem por. Isso me lembra de te indicar um resumo que fiz, de um livro que talvez já conheças: Abaixo ao Trabalho, da Editora Deriva: http://reinehr.org/anarquia-e-escritos-libertarios/apontamentos-anarquistas/abaixo-ao-trabalho

  2. Biblioteca da Academia Arcana | on November 2, 2010 21:36

    [...] A Corrida dos Ratos [trecho] Categoria biblioteca | Comentário [...]

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Seu Site

Comentário